Notícia


Gabriel de Carvalho destaca o impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas

27/10/2016



   “Estamos comendo e bebendo agrotóxicos”. Este é o alerta do nutricionista Gabriel de Carvalho que apresentou a palestra “Impactos dos agrotóxicos dos alimentos e seus reflexos na saúde”, na sala Bom Fim, na Fiergs, durante o XXIV Conbran.

   E cada vez mais, segundo Gabriel, que também é farmacêutico bioquímico,  a indústria lança novos produtos e cada vez mais agressivos. Ressaltou que o mais usado, o glifosato, já não estava controlando as ervas, que ficaram resistentes. O palestrante alertou que foi inserido ao glifosato o 2,4D, o mesmo produto químico utilizado na guerra do Vietnã, conhecido como “Agente Laranja”.

   O palestrante destacou os efeitos nocivos que os defensivos agrícolas provocam nas pessoas, como alterações genéticas e nas células.

 “Existem um gigantesco corpo de evidências sobre o possível papel da exposição a pesticidas no aumento da incidência de doenças humanas, como cânceres, Alzheimer, Parkinson, esclerose, asma, bronquite, infertilidade, déficit de atenção, infertilidade, autismo, diabetes”.

   Gabriel salientou que o nutricionista tem uma ferramenta que pode mudar essa realidade: o receituário. “Se prescrevermos light, diet, sem glúten, sem lactose, a indústria vai produzir. Se prescrevermos orgânicos, também”, ressaltou.  Informou que lançou a campanha #tenhaseunutricionista. “Assim como as pessoas têm seu médico, seu dentista, também precisa ter seu nutricionista”.

   E finalizou lembrando que é preciso respeitar os genes, “em cada garfada, o seu destino está sendo determinado”.

Listar todas as notícias

Apoio Institucional


Parceiros








Realização


Associação Brasileira de Nutrição



Associação de Nutrição do DF

Organização